8 de abril de 2010

Alunos do Campus Teresina Central desenvolvem ações de empreendedorismo

35 alunos do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Piauí (Campus Teresina Central) estão participando do programa Junior Achievement, em parceria com o Sebrae. Os estudantes participam do programa Miniempresa, que proporciona a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa.


Inicialmente os alunos foram orientados pela professora de Administração Darlem Juliana, mas, atualmente, são acompanhados por quatro profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção.


Para Viviane Martins, aluna participante do projeto, as expectativas são as melhores: ganhar a etapa regional e depois participar da etapa nacional. “O programa exige muito comprometimento e responsabilidade, além de funcionar como uma grande experiência para todos nós”, destaca Viviane.


Durante o projeto, desenvolvido em 15 semanas, os alunos aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Nestes encontros, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um miniempresário.


PRODUTOS - Outra aluna do projeto, Mariely Mendes, diz que, nesta fase, os alunos estão fazendo pesquisa de mercado sobre qual produto irão produzir. Até o final do programa, os alunos serão responsáveis pelo fluxo de caixa, compra de matéria-prima, controle de estoque, vendas e produção de uma empresa. Eles também são responsáveis pelo controle de metas de produção e qualidade.


Nas empresas do Junior Achievement, os compromissos legais da empresa, referentes aos encargos e impostos, não são pagos ao governo, mas doados a uma instituição beneficente.


EMPREENDEDORISMO - A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Ela é uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens , estimulando o desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.


Em parceria com o Sebrae Nacional , a Junior Achievement, no Brasil, busca fomentar o empreendedorismo e enriquecer o currículo escolar, patrocinando a aplicação de programas educacionais para o ensino fundamental e ensino médio no país. A Junior Achievement já formou mais de 7 milhões de jovens empreendedores em todo o mundo. No Brasil, a organização se faz presente em 26 estados, totalizando mais de um milhão de jovens capacitados através dos programas de empreendedorismo oferecidos.