3 de maio de 2010

MEC aprova projeto do Instituto Federal do Piauí

IFPI agora faz parte da Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

A partir de agosto deste ano, o Instituto Federal do Piauí vai oferecer cursos de formação continuada de professores da educação básica, na modalidade semipresencial. Além do IFPI, outras 70 instituições públicas de ensino superior tiveram suas propostas aprovadas pelo Ministério da Educação.

Os cursos serão destinados aos educadores que fizeram pré-inscrições na Plataforma Freire em 2009 e no início de 2010 e para as solicitações feitas por estados e municípios nos planos de ações articuladas (PAR), em 2007 e 2008. São candidatos à formação, educadores com magistério de nível médio (técnico ou normal), das licenciaturas e da pedagogia.

IFPI - De acordo com a pró-reitora de extensão, Ana Claudia Xavier, o curso ministrado na instituição terá uma oferta de 150 vagas e tem como título Tópicos Especiais na Perspectiva da Educação Inclusiva. Serão 280 horas/aula destinadas à reflexão sobre a inclusão digital e os recursos da tecnologia assistiva, a gestão da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e o atendimento educacional especializado.

Essa formação atende também a uma série de especificações pedidas pelos sistemas estaduais e municipais, entre elas, a educação no campo, indígena e nas prisões. Para receber os recursos públicos, as universidades e institutos precisaram apresentar ao MEC planos de trabalho detalhando vagas, formato dos cursos, carga horária, duração. As instituições estaduais têm prazo até dia 14 de maio para enviar os planos e assinar convênios; as federais, que não precisam assinar convênio, podem entregar os planos até julho. Os recursos serão transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é a autarquia do MEC que trata do setor financeiro.