3 de maio de 2010

Tribunal de Justiça do Piauí inaugura Projeto de Modernização Tecnológica

O Projeto de Modernização Tecnológica do Poder Judiciário do Piauí, que tem como finalidade estruturar a Secretaria de Tecnologia da Informação e seu gerenciamento para garantir o desenvolvimento, aperfeiçoamento e a disponibilidade dos equipamentos e sistemas essenciais ao atendimento às necessidades dos jurisdicionados do Estado, foi inaugurado nesta segunda-feira, 03 de maio de 2010.

Para a implementação do Projeto, foram investidos cerca de 2 milhões de reais em aquisição de equipamentos, tais como servers tipo blade, storage, SAN com fibra óptica, Library de Backup e Software de Backup e gerenciamento, e também uma nova estrutura elétrica, de fonte ininterrupta para energização do sistema. Toda a adequação da infra-estrutura predial lógica e elétrica foi feita pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, com suporte do departamento de engenharia, ambos do TJ-PI.

A novidade implementada possibilitará a entrada em produção dos sistemas de 1º grau em todas as unidades jurisdicionais do Estado, com virtualização processual, disponibilizando na íntegra, exceto os casos de segredo de justiça, as informações processuais para a sociedade, operadores do Direito e demais interessados. Acabando com os processos em papel. Os sistemas que suportam o 2º grau e Administração também serão integrados na nova plataforma.

Acompanhando a integração do Sistema, foram adquiridas, também, licenças para a atualização dos sistemas operacionais e ferramenta coorporativa de antivírus.

A aquisição dos equipamentos e licenças e o desenvolvimento de programas levam o Tribunal de Justiça a uma posição de excelência no que diz respeito à tecnologia da informação, possibilitando amplos horizontes na melhoria e aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

Estiveram conferindo as novas instalações da STIC, o Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, os Desembargadores Edvaldo Pereira de Moura e José James Gomes Pereira; os Juízes José Vidal de Freitas Filho e Júlio César Garcez; e o Diretor Geral do TJ/PI, Ronald do Vale Miranda.

O Presidente Raimundo Alencar elogiou o projeto desenvolvido pelos integrantes da STIC e agradeceu ao CNJ-Conselho Nacional de Justiça, que fez a doação de 40% dos equipamentos utilizados na nova estrutura.

A STIC conta com o trabalho de 14 novos funcionários efetivos, aprovados no último Concurso Público, sendo 10 técnicos e 4 analistas de sistemas; com 5 funcionários temporários e 3 terceirizados, estes, cedidos pelo CNJ.