Várias são as versões que explicam a comemoração do “Dia dos Namorados” no dia 12 de junho no Brasil. Mas diferente do que a maioria imagina o nascimento da data está bem longe de ser romântico. Segundo uma das versões mais conhecidas, a comemoração desse dia provavelmente tenha nascido para aumentar as vendas do comércio.
Em 1950 o publicitário João Dória, das Lojas Clipper de São Paulo, com o objetivo de aumentar as vendas da empresa durante o mês de junho, período que não tinha nenhum “feriado comercial”, criou um slogan de forte apelo comercial: "não é só com beijos que se prova o amor". Eles quis assim popularizar uma data parecida com Valentine's Day, o dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos.
O dia escolhido para a data, 12 de junho, que representava um período em que o comércio de presentes não ficava tão intenso, também antecede o dia de Santo Antônio, conhecido como “santo casamenteiro”. Pronto. A ideia funcionou tão bem que o Brasil todo comemora anualmente a data e o comércio registra um índice grande de vendas, pois como nos EUA, a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados se tornou tradicional.
No Brasil , o Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas que mais registra volume de vendas, perdendo apenas para datas clássicas como Natal e o Dia das Mães.
Fontes: Revista Época, edição 160/2001; IBGE Teen e Revista Eletrônica Rio Total