Trezentas crianças assistidas por programas sociais em Teresina, juntamente com filhos de servidores, participaram na manhã deste sábado, 11 de dezembro, do Tribunal Solidário do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Idealizado pelo desembargador presidente, Edvaldo Pereira de Moura, e por sua esposa, a juíza Celina Freitas, o Natal Solidário contou com o empenho das esposas de magistrados, de nomes da iniciativa privada e de diversos servidores, que assim tornaram possível um evento de cidadania que visou aproximar e irmanar diversas classes sociais.
O Natal do Tribunal Solidário serviu de largada para uma série de projetos sociais que serão implantados pelo TJ-PI no decorrer do ano, como a escola de música e a escolinha de futebol; projetos que tem por objetivo despertar cidadania em menores que se encontrem em situação de risco, valorizando sua condição humana e afastando crianças e adolescentes da marginalidade.
Durante o Tribunal Solidário foram distribuídos presentes à crianças e adolescentes participantes de ações educativas da Polícia Militar do Piauí e aos filhos dos membros da empresa terceirizada que presta serviços de manutenção e limpeza do TJ-PI. Houve ainda lanche e brincadeiras, supervisionadas por educadores especialmente convocados para o evento. A parte musical ficou a cargo do coral Vox Justitia e da banda mirim Maestro Duda, da Prefeitura Municipal de Teresina.
Outra presença ilustre foi a do Papai Noel dos Correios, parceiro do TJ-PI na adoção de cartas com pedidos de Natal vindas de escolas da rede pública de ensino. O judiciário estadual já é parceiro há alguns anos desta iniciativa e pretende superar a cada Natal a expectativa de adesão por servidores e magistrados.