Escola Estadual Conselheiro Saraiva |
Cerca de 1.300 alunos da Escola Estadual Conselheiro Saraiva, no bairro Matadouro, em Batalha, estão há mais de um mês sem merenda escolar. A denúncia foi feita pelos próprios estudantes que, devido à falta do alimento, chegam até mesmo a ser dispensados mais cedo da escola.
A preocupação por parte dos pais é muito grande, levando em consideração que eles, em uma maioria significativa, são pobres.
Marcílio Augusto, diretor geral da escola, afirmou à reportagem do Folha de Batalha que o repasse da merenda escolar ainda não foi feito este ano pelo governo do estado. Ele disse ainda que o dinheiro deveria ter sido depositado no dia 18 do mês passado. “Nos não temos como alimentar 1.300 jovens. Enquanto não for feito o repasse, não tem merenda”, disse Marcílio Augusto.
Como a escola não aderiu à greve as aulas estão acontecendo nos três turnos, porém sem o lanche, que inclusive é garantido por lei.
Na escola Dirceu Arcoverde, a merenda ainda não está faltando porque a direção usou a última parcela de 2011, que foi deposita no mês passado.
Ainda durante a entrevista, Marcílio Augusto fez contato com a Supervisora da SEDUC-PI, Alexandra Batista, a mesma informou que o dinheiro já está em caixa para a compra da merenda escolar. Ela garantiu que a situação será normalizada ainda nesta semana.
A verba para merenda escolar é repassada pelo Governo Federal e distribuída pela Secretaria Estadual de Educação. Os valores são calculados pelo número de alunos da escola e atualmente a verba por estudante é de R$0,30 por dia na educação básica. A transferência dos recursos é dividida em 10 parcelas iguais, de fevereiro a novembro de cada ano, correspondentes a 20 dias letivos por mês para os alunos da pré-escola e do ensino fundamental e médio. O repasse é feito entre o dia 20 e o último dia útil de cada mês.
Folha de Batalha