4 de maio de 2011

Vereador denuncia: prefeitura de Campo Maior tem mais secretárias que Teresina

Valdemir Castro - Vereador de Campo Maior
Segundo levantamento do parlamentar, a prefeitura gasta meio milhão só para manter secretarias e gerencias; tudo para acomodar aliados políticos
  
O vereador de Campo Maior (84 km ao norte de Teresina) Valdemir de Castro (PCdoB) informou que fez um levantamento e será apresentado na câmara de vereadores, sobre os gastos excessivos do prefeito municipal Paulo Martins (PT) com secretarias gerencias.

O vereador informou que Campo Maior tem o maior número de secretarias de cidades do Piauí, mais até que Teresina, a capital do estado. Depois que assumiu o poder municipal, Paulo Martins criou três novas secretarias, chegando a 12, incluído o SAAE, além de 18 Gerências, que normalmente têm as mesmas funções. Segundo o vereador, vários órgãos criados por Paulo Martins foi apenas para acomodar aliados políticos, uma vez que têm a mesma função. Um exemplo disso é a Secretaria de Infra-estrutura, ocupada pela vereadora Josenaide e a Gerência de Obras, subordinada à secretaria, ocupada por Julio Reis, esposo de Josenaide.

Existem ainda os casos da Secretaria de Assistência Social e recém criada Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda e Economia Solidaria, que teoricamente têm a mesma função. Na folha de pagamento do gabinete da prefeitura, aparecem várias pessoas recebendo como assessores técnicos e assessores especiais do prefeito, mesmo assim foi criada também a Secretaria de Relação Institucionais, ocupada pelo professor César Robério.

A prefeitura de Campo Maior não tem nenhum programa próprio de habitação, mas foi criada a Secretaria Municipal de Habitação, que será ocupada ou indicada pelo presidente do diretório municipal do PT, Raimundo Pereira.

Existe absurdo com na área rural. Existe a Secretaria de Desenvolvimento Rural, com a o aliado político Aloísio Ernesto, mas tem também a Gerencia de Desenvolvimento Rural com o Edílson da Vargem, que foi candidato a vereador.

Segundo o vereador Valdemir de Castro, essas secretarias chegam a ter 20 cargos comissionados entre Coordenação e Supervisão, o que acarreta, segundo ele, um aumento na folha do município em torno de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

Paulo Martins - Prefeito de Campo Maior
Confira as secretarias com os respectivos secretários:

- Secretaria Municipal de Administração 
Francisco José de Sousa
- Secretaria Municipal de Finanças 
Marco Guilherme de Oliveira
- Secretaria Municipal de Saúde 
Gercina Borges (indicação do vereador Marco Pereira)
- Secretaria Municipal de Educação 
Vereador José de Ribamar (Ribinha)
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural 
Aloísio Ernesto
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social 
Conceição Lima (mulher do vereador Edvaldo Lima)
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente 
Conceição Paz
- Secretaria Municipal de Infra-Estrutura 
vereadora Josenaide Nunes
- Secretaria Municipal de Planejamento 
Dibes Ibiapina (não tomou posse)
- Secretaria Municipal de Habitação Regularização Fundiária 
Falta à indicação do Raimundo Pereira
- Secretaria Municipal de Relação Institucionais 
Professor César Robério
- Serviço Autônomo de Água e Esgoto 
vereador Fernando Miranda
- Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda e Economia Solidaria 
Ainda sem secretário.

O OUTRO LADO
A denúncia foi feita pelo vereador através de imprensa e na tribuna da câmara de vereadores. Até o momento, o prefeito, nem sua assessoria quis comentar as declarações do parlamentar.

Campo Maior em Foco