Juiz Luiz de Moura Correia |
A decisão do juiz Luiz de Moura Correia em prol do deficiente, que forçou a sanção da lei do passe livre para pessoas portadoras de deficiência nas linhas de ônibus intermunicipais, foi classificada pelo Instituto Innovare para concorrer ao prêmio anual ofertado pela entidade. O objetivo da premiação é identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira.
Do Piauí, apenas o judiciário batalhense foi classificado graças ao trabalho desenvolvido pelo Dr. Luiz de Moura Correia, juiz de direito da Comarca há mais de oito anos, com decisões corajosas, que vem norteando as relações interpessoais, proporcionando cidadania. Como foi a sua decisão, que virou lei, dando acesso aos deficientes físicos e acompanhantes nas linhas de ônibus intermunicipais, recebendo condecoração do estado do Piauí, Como pai e amigo da inclusão e, recentemente, o recorde nacional de conciliações, que lhe rendeu uma monção do Tribunal de Justiça.
Para o juiz Luiz de Moura Correia é uma honra ter sido classificado. "Estou muito feliz e lisonjeado. Todos os servidores desta Comarca estão de parabéns, e, mesmo que a gente não vença a classificação já é um grande prêmio!!
Em sete anos de existência, o Prêmio Innovare já acumula mais de duas mil iniciativas inscritas e apresenta um extenso histórico de práticas premiadas relacionadas à adoção e reintegração à família, cidadania, meio ambiente, modernização da Justiça e outras áreas que envolvem a sociedade e o Poder Judiciário.
Com os temas “Justiça e Inclusão Social” e “Combate ao Crime Organizado”, a VIII edição do Prêmio Innovare registra em 2011 uma participação ainda maior do judiciário brasileiro. Os interessados puderam se inscrever em seis categorias: Advocacia, Juiz, Ministério Público, Prêmio Especial, Defensoria Pública e Tribunal e após análise formal das práticas recebidas, o Instituto Innovare alcançou o número de 371 inscrições válidas. Concorrem em 2011, 105 práticas na categoria Juiz individual, 100 em Advocacia, 74 em Ministério Público, 40 em Defensoria Pública, 27 em Prêmio Especial e 25 em Tribunal.
O resultado será apresentado em dezembro, em Brasília, onde os vencedores serão contemplados com R$50.000,00, além de terem suas práticas disseminadas para outras regiões pela equipe difusora do Prêmio, composta por ministros, advogados renomados, juízes, promotores de justiça e diretores do Instituto. Apenas a categoria Tribunal não recebe premiação em dinheiro, apenas o troféu. Também serão oferecidas menções honrosas em todas as categorias. Em sete anos de atuação, o Prêmio já acumula cerca de duas mil iniciativas inscritas e já contemplou práticas ligadas à adoção e reintegração à família, cidadania, meio ambiente, modernização do judiciário, infraestrutura, crescimento urbano, entre muitas outras áreas que auxiliam a sociedade e o judiciário.
Folha de Batalha