28 de julho de 2011

Sarau na Casa de Dona Auta

Sobrado de Dona Auta hoje sede do IHGGP / Foto: Gilson Brito
No próximo sábado, 30/07, a partir das 20h, no quintal do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP), ocorrerá o Sarau na Casa de Auta. O público que comparecer a este evento, poderá prestigiar declamações de poesias, teatro e músicas de boa qualidade.

Um dos objetivos do Sarau será conseguir recursos financeiros para melhorar as instalações duma sala, a qual funcionará com aulas de teatro, dança e de passarela (para candidatos a serem modelos). Nessa primeira edição do Sarau na Casa de Auta, atrações como Besouros da Silva, Ithalo Furtado (músico e poeta) e os músicos Matheus, Julinardo e Luan, estarão presentes.

Existe uma grande possibilidade do escritor parnaibano Carlos Henriques de Araújo (que reside em Teresina), autor de livros como “Sem Lenço, Sem documento”, “Caleidoscópio” e “Versos 100 rima”, estar no evento. Carlos Henriques lançará seu quinto livro “Sinal Fechado” no SALIPA (Salão do Livro Parnaibano), no período de 01 a 03 de setembro de 2011.

A banda Besouros da Silva apresentará um repertório com os grandes sucessos dos Beatles. A entrada será R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). 

Informações sobre o Sobrado de Dona Auta:

Um dos mais antigos da cidade. Localizado na rua Duque de Caxias com São Vicente de Paula, conserva ainda o típico aspecto colonial, data do século XVIII. A fachada apresenta beiral e seis janelas com sacada de ferro. Foi casa residencial, Capitania dos Portos; e em 1918 serviu de Sede do Banco do Brasil, 1ª Casa Creditória da cidade. Ali funcionou também o Grupo Escolar Miranda Osório.

O Sobrado de Dona Auta encerra uma lenda e várias versões. Pertenceu a uma dama da sociedade, que viveu um grande sonho de amor. Amou perdidamente um imigrante europeu e, com sua partida, viu o seu sonho frustrado. Sabe-se que ela era linda e elegante e que a partir dessa desilusão não mais saiu de casa, ficando reclusa a uma pequena saleta que mandara construir no alto do prédio para que pudesse admirar o panorama da cidade.

Em outra versão admite-se ser Dona Auta uma ex-escrava do Capitão Francisco José Castelo Branco, linda mulata que se enamorou de um imigrante europeu e dele recebeu atenções e este lendário sobrado.

Ainda presume-se, segundo pesquisas, que Dona Auta foi a primeira esposa de Francisco José Castelo Branco, dono do velho sobrado. Atualmente funciona o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP).

Por Flávio Sidônio