6 de outubro de 2011

Segunda etapa da operação coruja treinou 105 professores em Piripiri


Estudantes universitários trocando experiências com professores da rede pública de ensino. É através dessa iniciativa que o Projeto Rondon, busca integrar os acadêmicos dos cursos de Biologia, Física e Química, com a prática docente, e ao mesmo tempo atualizar e treinar professores da rede pública estadual para o manuseio dos laboratórios existentes nas escolas de ensino médio. Desde o dia 30 de setembro, até domingo, 02 de outubro, nove estudantes universitários se revezaram para fazer o treinamento de 105 professores de 14 municípios piauienses, que participaram da segunda etapa da Operação Coruja, no Centro Vocacional Tecnológico de Piripiri (CVT).

Nessa segunda etapa, a Operação Coruja, proporcionou o treinamento de 90 professores dos municípios de Barras, Batalha, Cabeceiras, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Morro do Chapéu, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São João do Arraial, indicados pela 2ª Gerência Regional de Educação da secretaria estadual de Educação (Seduc), além de 15 professores indicados pela prefeitura municipal de Piripiri. De acordo com a coordenadora estadual do Projeto Rondon no Piauí, professora Lusia Morais, os universitários que ministram os treinamentos são de períodos variados e a única exigência é que eles já tenham cursado disciplinas práticas que os habilitem para os treinamentos.


Ainda está prevista a realização de mais uma etapa da Operação Coruja, que também será realizada no CVT de Piripiri e vai atender mais 90 professores. A professora Lusia Morais explica que a Operação Coruja busca contribuir para a transformação da realidade educacional do Estado, oferecendo meios para a elevação dos índices de aprendizagem dos estudantes do ensino médio, facilitando assim o acesso às universidades, e que ao final das três operações mais de 270 professores serão treinados. “Ao final das três etapas, serão beneficiados mais de 270 professores de 31 municípios do Piauí, que lecionam em 46 unidades escolares. Desse modo um total de 17.274 estudantes do ensino médio serão beneficiados diretamente”, explica.

A primeira etapa da Operação Coruja foi realizada no período de 26 a 28 de agosto, também no CVT, em Piripiri, com a participação efetiva 82 professores, sendo: 68 selecionados pela Seduc, 11 pela prefeitura de Piripiri e três professores do CVT. De acordo com Lusia Morais, a Operação Coruja é resultado de uma parceria do Projeto Rondon com o Governo do Estado, através da Seduc, secretaria de Desenvolvimento Econômico Tecnológico (Sedet) e a Prefeitura Municipal de Piripiri.


Por Lusia Morais