A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta quarta-feira (23) uma relação de 90 instituições de ensino superior que atendem aos seus critérios de qualidade. No Piauí, apenas cinco cursos de graduação foram listados com o Selo OAB, entre os quais está a o curso superior de Direito da Universidade Federal do Piauí.
Apenas os estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná e São Paulo superam o número de graduações piauienses na relação, que foi divulgada durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados, em Curitiba-PR.
Segundo a coordenadora do curso de Direito da UFPI, Adriana Setúbal, os bons resultados angariados pela universidade demonstram a integração de um corpo docente e discente qualificado e empenhado na investigação dos assuntos jurídicos. "O curso forma pensadores com senso crítico e capacidade para compreender os temas que envolvem a área", ressalta.
Durante os últimos anos, a graduação vem conquistando resultados expressivos em diversos exames que mensuram a qualidade do ensino no curso, a exemplo do exame da Ordem e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). "Nossa intenção não é direcionar o ensino do Direito de forma que os alunos sejam ‘concurseiros', mas sim que eles façam do conhecimento um bem consolidado, o qual foi cultivado desde o primeiro período até o último", argumenta Adriana Setúbal.
Somente 7,4% dos 1.219 cursos existentes no Brasil possuem o Selo OAB. Os critérios usados por uma comissão especial da entidade (formada por professores e especialistas em educação jurídica) foram a aprovação no Exame de Ordem e o desempenho no Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, de 2009.
O Departamento de Direito da UFPI conta, atualmente, com cerca de 30 professores, dos quais oito são doutores e os demais são mestres. A cada ano a UFPI oferta 50 vagas para a graduação.
Coordenadoria de Comunicação Social da UFPI