30 de novembro de 2011

Vereador Fernando Gomes (PCdoB) apresenta defesa no TRE-PI

Vereador Fernando Gomes PCdoB
O vereador Fernando Gomes (PCdoB) apresentou nesta última segunda-feira (28) defesa interposta junto ao Tribunal Regional Eleitoral - TRE/PI quanto à sua argumentação de saída do PT por JUSTA CAUSA.

Para entender o caso: Fernando Gomes foi eleito vereador pelo PT para o mandato 2009-2012 e alegando discriminação e afastamento da ideologia partidária pela sua agremiação política se desfilia no final de setembro e em 03 de outubro se filia ao PCdoB.

A Resolução do TSE 22.610/07 que trata da fidelidade partidária diz:

Art. 1º - O partido político interessado pode pedir, perante a Justiça Eleitoral, a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa.

- Considera-se justa causa:
1) incorporação ou fusão do partido;
2) criação de novo partido;
3) mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário;
4) grave discriminação pessoal.

O advogado do vereador Fernando Gomes, Dr. William Guimarães, um dos mais conceituados profissionais desse Estado em direito eleitoral, fez a defesa junto ao TRE/PI convicto da manutenção do mandato do seu cliente em razão das robustas provas apresentadas e que configuram o que a lei define para a justa causa (itens 3 e 4).

Sobre o processo, disse o vereador: “estou confiante na Justiça, afinal me apeguei à Lei”.

A defesa se prende a dois aspectos principais:

1) a discriminação sofrida pelo parlamentar e que é do conhecimento de todos aqueles que acompanham o seu mandato. O PT nunca “engoliu” o Fernando. E, ele foi o mais petista dos vereadores que o partido tem na Câmara, essa é que é a verdade;

2) O PT se afastou muito da sua ideologia. Não respeitou o seu estatuto quanto às prévias eleitorais, quando o Fernando ainda em 2008 foi escolhido para ser o vice-prefeito indicado na chapa com o PTB. A cooptação de lideranças em troca de contra-cheques na prefeitura. Mais uma vez não lhe deram a chance de disputar as prévias, impondo a candidatura do Florentino “guela abaixo”.

Diz o estatuto do PT em seu Art. 135 - Havendo mais de um pré-candidato às eleições majoritárias, será realizada Prévia Eleitoral. O PT mudou muito!

Outro vereador que está com a cabeça na guilhotina é Ronaldo Prado que saiu do PDT e foi para o PTdoB. O TRE vai julgar caso a caso para proferir sentença se houve ou não infidelidade partidária.

Ascom Vereador Fernando Gomes PCdoB