17 de dezembro de 2011

Incra assina Acordo de Cooperação Técnica com Prefeitura de Teresina


Nessa sexta-feira (16), a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Piauí assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Teresina, através da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), com o objetivo de implementar o desenvolvimento da capacidade técnica e empreendedora de agricultores familiares de assentamentos localizados nos limites do município de Teresina. A assinatura do acordo, que faz parte do lançamento do Programa de Desenvolvimento Rural de Teresina, aconteceu às 11h, no Teatro de Arena.

O Programa de Desenvolvimento Rural de Teresina foi idealizado pela Prefeitura de Teresina, através da SDR com o intuito de atender as necessidades da população rural da capital, tais como: possibilitar o asfaltamento das estradas rurais do município, além de ampliar o abastecimento de água potável e saneamento básico.

Com a assinatura do termo de cooperação técnica se estabelece um regime de estreita colaboração institucional entre o Incra/PI e SDR para o desenvolvimento rural sustentável, fortalecimento da organização social das famílias assentadas, estímulo do empreendedorismo dos agricultores familiares, além do fortalecimento das cadeias produtivas piauienses,contribuindo para a melhoria de vida das famílias assentadas.
“Teresina é a capital com a maior área rural do país. Devemos pensar não somente na infraestrutura, mas sobretudo no aumento da produção nessas áreas”, disse o superintendente regional do Incra/PI, Francisco Limma.

A Superintendência Regional do Incra/PI fica encarregada, dentre outras atribuições, de executar todas as atividades inerentes à implantação do acordo, com metas a serem atingidas,etapas de execução, assim como designar equipe técnica para planejar, implantar, coordenar, executar e avaliar as atividades.

O Incra/PI é responsável pela implantação da Reforma Agrária no Estado do Piauí, sendo responsável pela gestão de 487 assentamentos federais, estaduais e municipais, e uma Reserva Extrativista Marinha, totalizando 30.649 famílias assentadas. Dos 487 assentamentos, 13encontram-se no município de Teresina.

Além do Incra/PI, outras instituições assinaram contratos e temos de cooperação técnica: Banco do Brasil, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Fundação Padre Antonio Dante Civiero (Funaci).

Ascom INCRA/PI