24 de maio de 2008

Limpeza da cidade

Artigo de autoria do Jornalista Jânio Pinheiro de Holanda

Passada a fase chuvosa já era tempo de a prefeitura de Teresina iniciar a limpeza da cidade. A população clama pelo empenho das SDUs nessa tarefa, pois os males causados com o problema, variam desde o alastramento de doenças, como também facilita a ação dos marginais. Aliás, Teresina já deveria contar com uma operação permanente de capina mecanizada e manual, retirada de entulho, galhos de animais mortos e lavagem de logradouros em toda a cidade.

Toda a zona norte da capital está necessitando com urgência de parte desses serviços, a Secretaria Desenvolvimento Urbano Centro/Norte precisa realizar a roçagem nos bairros Real Copagre, Água Mineral, Memorare, Buenos Aires, Itaperú, Mocambinho e outros adjacentes.

Essa região até agora (após o período chuvoso) ainda não foi contemplada com a limpeza e retirada de entulhos amontoados em diversos pontos, em conseqüência da força das águas. Há informações de moradores, que quando solicitam os serviços da SDU/Centro/Norte são ignorados e quando conseguem falar com alguns funcionários as respostas são vagas e evasivas.

Na semana passada a imprensa noticiou que um exército de pessoas estaria nas ruas combatendo os focos do mosquito da dengue por toda a cidade e uma das tarefas seria a parte de limpeza. No entanto, até o presente momento, ninguém apareceu pelos bairros citados. O prefeito Sílvio Mendes precisa também da compreensão das pessoas para não jogarem nas ruas, material inutilizado, como imóveis, entulhos, lixo, objetos, pneus, e armários velhos.

É prioridade da Prefeitura manter a cidade limpa, prezando pelo bom visual das ruas e bairros e, acima de tudo, colaborando para o saneamento destas áreas, possibilitando, assim, uma significativa melhoria da qualidade de vida da população.

As chuvas constantes dificultam a manutenção da limpeza na cidade, mas, com um reforço, a prefeitura poderá dar fôlego e produtividade aos mutirões.