3 de abril de 2009

IPHAN embarga obras do Restaurante Rios‏

Esta semana funcionários da empresa Ecocity Brasil, estiveram nas proximidades do Restaurante Rios, localizado no Espaço Cultural do Porto das Barcas, para comunicar as pessoas que estavam trabalhando na revitalização do citado restaurante, que os serviços estão suspensos.

Segundo Tarcio José, gerente operacional da obra, pela segunda vez o IPHAN, embarga a obra, prejudicando cerca de 38 famílias que trabalham diretamente e mais de 60 famílias que estão prestando serviços de forma indiretamente.

Para a coordenadora das ações sociais da Ecocity Brasil, Regina Neris, a empresa está tendo inúmeros prejuízos financeiros, pois a obra que deveria ser concluída em 30 dias, encontra-se se arrastando a quase 90 dias.

Regina Neris ainda disse que uma das possíveis causas para o embargo, seriam algumas telhas que estão deterioradas (que terão que ser substituídas por outras) e a madeira dum portal que está comprometida por causa dos cupins.

O engenheiro Eugenio Parcelli, fez duras criticas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional). “A Casa Grande esta caindo e o IPHAN não faz nada. Estão roubando os tijolos do complexo do Moraes (Porto das Barcas) e o IPHAN não faz nada”, desabafou.

Dois fiscais do IPHAN estiveram no município semana passada e segundo informações eles haviam encontrado algumas irregularidades nas obras. A superintende do IPHAN no Piauí, Diva Figueiredo, disse que estavam sendo feito serviços que não constavam no projeto, o qual foi enviado ao IPHAN. Ela não falou quais eram essas modificações, pois não havia conversado com os fiscais que estiveram em Parnaíba.

“Acredito que essa situação será solucionada brevemente, pois não foi algo muito grave e que uma simples conversa será suficiente, para resolver esse problema”, disse a superintende.

Por Flávio Sidônio
Foto: Flávio Sidônio