31 de agosto de 2008

Piauiês será lançado na Feira do Livro na próxima quinta-feira




O jornalista Paulo José Cunha está convidando toda a colônia piauiense em Brasília para o lançamento, na próxima quinta-feira, dia 04/08/08, a partir das 7 da noite, na 27ª Feira do Livro, no shopping Pátio Brasil, da 3ª edição da "Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês", uma obra de resgate dos termos e expressões tipicamente piauienses.

Esta edição é dedicada à memória do jornalista Abdias Silva, uma das maiores referências quando o assunto é bom caráter e jornalismo, nesta ordem. Piauiense de Campo Maior, foi amigo de Érico Veríssimo (que lhe deu o primeiro emprego em Porto Alegre), de Mário Quintana (de quem se tornou confidente), de Carlos Castello Branco (que o nomeou substituto exclusivo da famosa Coluna do Castello, quando saía em férias), entre outros cultores da língua. "Honrou a imprensa brasileira (nunca teve uma matéria desmentida). Ensinou a mim e a outros de nossa geração a importância de esmerilhar o texto à exaustão, na busca da expressão mais clara e elegante", diz Paulo José Cunha, na dedicatória.

Quando a primeira edição do “Piauiês” saiu, Abdias escreveu o seguinte texto:

“Desceu fundo no subsolo da “ganga impura” de nossa Flor do Lácio e voltou à superfície com as mãos cheias e no rosto a alegria infantil de quem descobrira um tesouro. Vejam o que eu achei – parece dizer ele, mostrando-nos o resultado de sua garimpagem: - uma coleção de pedras de todo tipo e valia”. (...)Com esta enciclopédia, Paulo José Cunha emparelha-se aos melhores pesquisadores de nosso linguajar e do nosso folclore. É uma boa caninha de ponta de alambique que a gente pode beber de uma talagada e sair porta a fora sem trambecar”

Quem é José Paulo Cunha

Paulo José Cunha é um piauiense que nasceu no Rio de Janeiro. Jornalista, escritor, documentarista, trabalhou em O Globo, Jornal do Brasil e TV Globo. É autor de “O Salto sem Trapézio”, “A Noite das Reformas”, “A Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês”, “Vermelho - Um Pessoal Garantido” e “Caprichoso - A Terra é Azul”. É professor de Comunicação da UnB, onde dirigiu o Centro de Produção de Cinema e Televisão – CPCE. Está preparando para lançar até o fim do ano “Perfume de Resedá”, poema longo iniciado em 1984 e concluído em 2006. Documentarista premiado (“O Passageiro Precioso”), está concluindo os documentários “Brasília torturada”, sobre a repressão política na Capital Federal, e “A violinista que subiu ao céu”, história de um assassinato cometido no início do século passado num clube de luxo de Manaus. É repórter da TV Câmara, onde apresenta o programa "Comitê de Imprensa".

Humorista piauiense estréia em quadro fixo no Zorra Total




O humorista piauiense Guiga Ferreira está feliz da vida. Ele estreou quadro fixo no programa humorístico Zorra Total na noite desse sábado (30/08). No quadro interpreta um nordestino perturbado. Na foto, ele aparece com o ator Toni Tornado.

Matéria: Péricles Mendel - Cidade Verde

30 de agosto de 2008

Jornal diz que Mão Santa vai sobrar em 2010




A coluna da jornalista Denise Rothenburg, Brasília-DF, do jornal Correio Braziliense, noticia que Mão Santa vai sobrar nas eleições de 2010.

A nota abaixo foi publicada hoje:

“Vai sobrar - O governador do Piauí, Wellington Dias (PI), começou a discutir o futuro. Ele pretende concorrer ao Senado em 2010 ao lado do peemedebista João Henrique, uma vez que são duas vagas. Como candidato a governador na chapa entraria João Vicente Claudino, do PTB. Se for assim, o senador Mão Santa (PMDB-PI) passará os próximos dois anos se despedindo dos colegas”.

Matéria: Rômulo Rocha - Meio Norte

Elmar Carvalho é eleito novo imortal da APL




Elmar Carvalho é eleito novo imortal da APLO Juiz José Elmar de Melo Carvalho foi eleito hoje imortal da Academia Piauiense de Letras. Ele venceu a disputa pela cadeira de H. Dobal contra o deputado estadual Homero Castelo Branco.Votaramm 34 imortais.

Em sua terceira tentativa de entrar para aquele sodalício, Carvalho que já concorreu três vezes, obteve 23 votos e Homero somente 11.

O escritor nasceu em Campo Maior em 1956, é bacharel em Administração de Empresas e publicou os livros de poesia: Rosa dos Ventos Gerais, Cromos de Campo Maior, Noturno de Oeiras e Sete Cidades – roteiro de um passeio poético e sentimental.

Matéria: Francisco Magalhães
Coluna Porteira - Cidade Verde

Será apenas fuxico?

Artigo de autoria do Jornalista Jânio Pinheiro de Holanda

Coisas da política! É o que podemos denominar certos episódios recheados de entreveros entre ex-correligionários, principalmente quando há interesses contrariados. Na atual conjuntura política, dificilmente um auxiliar oxonerado do cargo deixa de carregar alguma mágoa do ex-chefe. Neste sentido, a história política do Piauí mostra inúmeros exemplos que estão ao alcance da mente do cidadão comum. Porém, no antepassado, os “fuxicos” ficavam apenas na boca do povo. Hoje, já estão pairando nas barras da justiça.

A questão dos grampos sobre a suposta fraude na licitação para compras de livros didáticos envolvendo pessoas de vários setores do governo do Estado carece de investigação. Entretanto, com a negativa de um dos principais atores envolvidos parece-me que a coisa vai ficar apenas no blá-bla-blá. Fragmentação , falta de compromisso programático, intrigas entre caciques, golpes baixos... Esse repertório de significados vem de imediato à mente de quem ouve falar em "contrariação”, por isso certas acusações não devem merecer credibilidade.

Será que esse episódio não seria apenas uma anedótica grita de perdedores. A imprensa mostrou a denúncia formulada na íntegra pelo ex-secretário de governo Joaquim Almeida junto à Procuradoria da República. Esta, por sua vez, encaminhou para a instância superior. Resta-nos saber se daqui pra frente às investigações prossigam e a verdade venha a púbico. Afinal, as pessoas devem saber para onde está indo a sua contribuição obrigatória, cobrada através dos inúmeros impostos pelos governos, nos três níveis.

Hoje, tais questões parecem descrever uma inequação. A incógnita que poderia equalizá-la reside exatamente na operação política. O governo, através de seus secretários e porta-vozes não pode pôr-se, numa situação circunstância como esta, a favor ou contra interesses que, divergentes, são, porém, legítimos em uma sociedade aberta e democrática.Não é simples realizar análises de conjuntura nestes tempos de perplexidade e desilusão, diante da extensão do estrago que isso pode causar ao governo do PT.

Um estrago de grandes dimensões não apenas porque demonstra que esse partido surgido das lutas da classe trabalhadora contra a ditadura militar vá de encontro a uma lógica contrária aos interesses desta classe, principalmente porque se instaura um senso comum de que à esquerda no governo faz o mesmo ou pior do que à direita, vendendo–se politicamente através da corrupção. Imagino que eu não seja o único a observar que, neste momento, estamos enfiados num infindável circuito de querelas relacionadas com o nosso presente e o nosso futuro.

Candidatos impugnados aguardam julgamento

No Piauí 181 candidatos a prefeito, vice, e vereador que foram impugnados, estão aguardando recursos na Justiça Eleitoral para concorrerem às eleições de 2008, segundo dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esses processos têm prioridade nas pautas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e o prazo para julgamento encerra dia 6 de setembro.

Entretanto, alguns casos são bastante peculiares. Só da cidade de Parnaíba, 83 candidatos aguardam o julgamento das impugnações que recaíram sobre suas candidaturas, das 144 registradas pela Zona Eleitoral em Parnaíba. Caso semelhante acontece no município de Ilha Grande, onde 53 processos de impugnação esperam para serem julgados, de um total de 121 pré-candidatos que foram inscritos no pleito.

Matéria: Francisco Brandão

Piauienses poderão trocar de operadora e manter número do celular

Começa a partir da próxima segunda-feira (1) a implantação da portabilidade nas telefonias móvel e fixa em todo o Brasil. Essa mudança permitirá aos brasileiros trocar de companhia de telefonia sem perder o número do telefone.

A portabilidade será implantada aos poucos e só valerá para todo o país a partir de março de 2009.

Pelo modelo adotado, o usuário deverá contatar a prestadora para qual quer migrar e solicitar a transferência. O usuário pode desistir da mudança em até dois dias úteis, a partir da solicitação. Se isso não acontecer, a operadora escolhida encaminha o pedido e os dados do usuário à empresa que administra o serviço de migração, a ABR Telecom.

A migração acontece em até cinco dias úteis. A partir de março de 2010, esse prazo cairá para três dias. A prestadora nova cobrará a taxa pela mudança que, segundo a Anatel, ficará entre R$ 4 e R$ 10.

Olho no DDD

Na telefonia fixa, o consumidor poderá trocar de empresa dentro do seu município (ou localidade com continuidade urbana) sem perder o número do telefone. Não será permitido, no entanto, levar o mesmo número para outra cidade.

No caso do celular, é possível manter o número dentro da área de mesmo DDD, que pode incluir mais de uma cidade.

A identificação das cidades em que as mudanças serão realizadas será feita de acordo com o DDD (por exemplo, o 11 para a região metropolitana de São Paulo). De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a implementação será fiscalizada em todo o Brasil.

CALENDÁRIO DE IMPLANTAÇÃO (FONTE: ANATEL)

Veja os códigos telefônicos (DDD) das cidades onde será ativada a portabilidade.

DATA/ PERÍODO DDD

- 1º de setembro de 2008
14 (SP) / 17 (SP) / 27 (ES) /37 (MG) / 43 (PR) / 62 (GO) / 67 (MS) / 86 (PI)

- 3 a 8 de novembro de 2008
28 (ES) / 32 (MG) / 68 (AC)

- 10 a 16 de novembro de 2008
33 (MG) / 38 (MG) / 44 (PR) / 49 (SC) / 84 (RN)

- 17 a 22 de novembro de 2008
48 (SC) / 85 (CE) / 88 (CE) / 98 (MA) / 99 (MA)

- 24 a 29 de novembro de 2008
48 (SC) / 85 (CE) / 88 (CE) / 98 (MA) / 99 (MA)

- 1 a 7 de dezembro de 2008
12 (SP) / 13 (SP) / 82 (AL) / 83 (PB)

- 5 a 11 de janeiro de 2009
18 (SP) / 51 (RS) / 55 (RS) / 63 (TO) / 65 (MT) / 92 (AM) / 97 (AM)

- 12 a 18 de janeiro de 2009
16 (SP) / 41 (PR) / 34 (MG) / 35 (MG) / 74 (BA)

- 19 a 25 de janeiro de 2009
31 (MG) / 42 (PR) / 54 (RS) / 75 (BA) / 77 (BA) / 79 (SE)

- 26 de janeiro a 01 de fevereiro de 2009
15 (SP) / 95 (RR) / 96 (AP)

- 2 a 8 de fevereiro de 2009
19 (SP) / 45 (PR) / 46 (PR) / 93 (PA) / 94 (PA)

- 9 a 15 de fevereiro de 2009
21 (RJ) / 22 (RJ) / 24 (RJ) / 61 (DF E ENTORNO)

- 16 a 22 de fevereiro de 2009
81 (PE) / 87 (PE)

- 23 de fevereiro a 1º de março de 2009
11 (SP) / 53 (RS) / 64 (GO) / 66 (MT) / 91 (PA)

G1

29 de agosto de 2008

Campus de Parnaíba oferece quase mil vagas para 11 cursos

A segunda cidade mais importante do estado é muito mais que referência em belezas naturais. Parnaíba abriga atualmente o segundo maior campus da Universidade Federal do Piauí e tem recebido investimentos para fortalecer ainda mais o ensino superior na região Norte do Estado.

Esta realidade começou a ser modificada a partir de 2005, quando foi colocado em prática o plano de expansão da UFPI. Com isso, o campus de Parnaíba foi ampliado, ganhando melhor estrutura física, de pessoal e mais cursos, adaptados às demandas da sociedade por qualificação profissional.

Atualmente, o Campus Ministro Reis Velloso oferece onze cursos: Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Pedagogia, Engenharia de Pesca, Licenciatura em Biologia e Matemática, Fisioterapia, Biomedicina, Turismo e Psicologia. Em 2009, Parnaíba contará com 955 vagas através do Programa Seriado de Ingresso na Universidade. As inscrições estão abertas até o dia 02 de setembro.

Para o diretor do campus, professor José Duarte Baluz, os novos cursos atendem a demanda da sociedade parnaibana. “As novas graduações foram definidas através de estudos que determinaram as necessidades do mercado profissional da cidade”, garante.

Segundo ele, o crescimento da UFPI acompanhou o da cidade. “Há mais de 30 anos a UFPI de Parnaíba só oferecia quatro cursos. A partir do projeto de interiorização da Universidade pelo interior do Piauí, passamos a oferecer mais sete cursos. As vagas saíram das habituais 200 por ano e agora temos a estrutura para receber 955 alunos através do PSIU, cada curso com duas entradas por ano”, afirma Baluz.

Tanto crescimento é possível devido ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPI (PDI), elaborado conforme as recomendações do Conselho Nacional de Educação (CNE) para o período 2005 a 2009. O projeto trata da expansão do Ensino Superior, conforme previsto no Plano Nacional de Educação (PNE), visando ao atendimento das expectativas da sociedade brasileira em busca de melhor qualificação e mais justiça social. O projeto de expansão da UFPI consolida o CMRV, através da criação de sete novos cursos, como pólo de referência em Ensino Superior de Parnaíba e do Norte do Estado.

UFPI
Foto: Gilson Brito

Lançado Central de Penas Alternativas no Piauí




Em solenidade presidida pelo desembargador Raimundo Alencar ,o governador Wellington Dias lançou na manhã desta sexta-feira (29), no plenário do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI), a Central de Penas Alternativas do estado. A central foi criada a partir de um convênio firmado entre o governo do Piauí, através da Secretaria de Justiça e o Ministério da Justiça.

A proposta da central é investir na ressocialização do cidadão que comete infração de leve ou média lesividade, evitando que o preso seja encaminhado ao sistema penitenciário comum.

O desembargador Edvaldo Moura, um dos entusiastas do projeto, falou com confiança do novo projeto: "o direito penal do mundo civilizado está procurando alternativas, a forma de prisão se revelou uma medida que não está resolvendo a criminalidade, os detentos estão é se reciclando cada vez mais, e saindo de lá com pós-doutorado".

Segundo a secretária de Justiça, Cléia Coutinho, cerca de 1.700 presos serão beneficiados em todo o estado do Piauí.

Participaram da solenidade de lançamento o secretário de Segurança do Piauí, Robert Rios, o presidente da OAB-PI, Norberto Campelo, além de outras autoridades.

Ascom TJ/PI

Operação da Sefaz e Deccoterc apreende CDs e DVDs piratas em Picos




















Uma operação realizada nesta quinta (29) na cidade de Picos pela Secretaria da Fazenda do Piauí e pela Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo resultou na apreensão de mais de 2 mil CDs e DVDs piratas em uma loja no centro comercial da cidade.

O setor de Inteligência Fiscal da secretaria e os policiais da Deccoterc investigaram a denúncia e conseguiram prender em flagrante o proprietário da loja. O empresário está detido na Delegacia Regional da cidade e responderá por crime de pirataria. O delegado está colhendo os depoimentos de funcionários da loja e deve concluir o inquérito e enviá-lo num prazo de 30 dias à justiça.

Logo após o encerramento do processo criminal, os CDs e DVDs apreendidos serão destruídos pela Deccoterc.

Ascom Sefaz-PI

Novos blocos da UFPI em Parnaíba




Até o final de 2008 o Campus Ministro Reis Velloso (Universidade Federal do Piauí), em Parnaíba, ganhará três novos blocos. A obra segue em ritmo acelerado.

Blog Ribamar Aragão

Homenagem a Heitor Villa-Lobos em Parnaíba

O município de Parnaíba vai sediar uma homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos, aos seus 50 anos de morte com uma apresentação do projeto Sonora Brasil que traz a música para o palco através do duo Marcus Llerena, violonista, e a solista soprano Rosenete Eberhardt, apresentando um concerto de música para voz e violão levando repertório com peças da suíte popular brasileira, estudos e prelúdios.

O show acontece no auditório do Sesi no dia 5 de setembro às 20 horas e a entrada é um quilo de alimento não perecível. Além do show o projeto também vai realizar dias 05; 12; 19 e 26/09 outras ações como: audições por meio de recitais nas escolas com os alunos da AMAOCP e a Orquestra SESC de Câmara da Parnaíba, com projeção do Vídeo Documentário “Villa-Lobos – uma vida de paixão”, que trata sobre sua vida e obra.

Heitor Villa-Lobos é considerado um dos mais prestigiados nomes da música erudita no país, por unir música com sons naturais. A influência de sonoridades mais populares está presente em canções tais como: Na Paz de Outono ou em Jardim Fanado, por exemplo, cujos ritmos teriam servido de inspiração, para composições da Bossa Nova.

O grupo que vai homenagear Villa- Lobos , o Duo Eberhardt-Llerena, realizou a primeira turnê em 2006, por cinco países da Europa e intensificando a produção de CDs, lançando os títulos ”Serenata Brasileira” e “Tempo de Natal“. Participam regularmente de importantes séries de concertos e festivais no Brasil e no exterior. Canções líricas, serestas e peças para solo em violão compõem o programa. O repertório selecionado busca sintetizar a obra de Villa-Lobos a partir de peças menos executadas para o público como, por exemplo, os Estudos para violão, compostos em 1929, em Paris, e os Prelúdios, escritos aos 31 anos.

Matéria: Francisco Brandão

28 de agosto de 2008

TRE mantém candidatura de Adalgisa

O pleno do TRE julgou na manhã desta quinta (28) o pedido de impugnação da candidata a prefeita de Parnaíba, Adalgisa Moraes Sousa, e decidiu, por unanimidade, que a peemedebista é inocente. Não foi acatada a decisão do juiz da 4ª zona do município, Olimpio Galvão que havia pedido através de ofício que a candidatura fosse impugnada por acreditar que Adalgisa não era filiada ao PMDB parnaibano.

Em sua defesa, a esposa do senador Mão Santa comprovou através de uma certidão sua filiação partidária. Segundo Edvar Santos, advogado da coligação, a única coisa foi que aconteceu com a candidata foi a mudança do domicilio eleitoral. Em 2004 Adalgisa estava registrada em Teresina onde inclusive disputou o pleito daquele ano, mas em outubro de 2007, a candidata transferiu todas as suas obrigações eleitorais de volta para Parnaíba.

Matéria: Cidade Verde
www.cidadeverde.com

Comissão do Senado aprova cotas para negros em empresas

O senado através da CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa) aprovou nesta quarta (27) o projeto de lei que reserva para afro-brasileiros 46% das vagas em empresas com mais de 200 empregados e 20% dos cargos em comissão do grupo de DAS (Direção e Assessoramento Superiores) da administração pública.

O projeto de lei 235/08 de autoria do senador Paulo Paim do (PT-RS), muda a Lei 9.029/95, que proíbe práticas discriminatórias na admissão ou permanência de funcionários nas empresas, inclusive por motivos de raça. A proposta inicial previa que o percentual de afro-brasileiros nas empresas com mais de 200 empregados fosse de 70% da proporção de afro-brasileiros na população economicamente ativa do Estado em que a empresa esteja instalada. Mas uma emenda apresentada pelo relator, senador Papaléo Paes (PSDB-AP), mudou o número para 46%.

Já para a reserva nos cargos de DAS, o percentual de 20% é apenas uma meta inicial, e o índice deverá ser aumentado gradativamente, até que a ocupação desses cargos por afro-brasileiros seja equivalente à proporção dessas pessoas na população brasileira.
Afro-brasileiros são, pelo projeto, as pessoas que assim se classificam bem como as que se denominam negros, pretos, pardos ou de categorias análogas.

A proposta ainda será examinada pela Comissão de Assuntos Sociais, na qual receberá decisão terminativa, ou seja, pode ir diretamente à Câmara, sem passar pelo Plenário do Senado.

Matéria: Georgeano Oliveira - *Com informações da Agência Senado

“Ego Ferido”!!??

Muitos candidatos a vereadores pela coligação “União pela Parnaíba” na cidade de Parnaíba estariam bastante insatisfeitos com o material produzido pela produtora Sempre Comunicação do Marqueteiro Jorge Machado (foto).

Alguns candidatos teriam chegado até mesmo a procurar profissionais parnaibanos para produzirem suas propagandas que irão ao ar no horário eleitoral. O material produzido pelos profissionais da cidade está sendo bastante elogiado e tendo ótima aceitação, porém obtivemos a informação de que o marqueteiro Jorge Machado que está encarregado de produzir a “imagem” dos candidatos da coligação “União pela Parnaíba” não estaria muito satisfeito com situação, e que o mesmo estaria até criando obstáculos para aceitar essas propagandas.

Por conta da tal situação, os candidatos a vereadores da coligação “União pela Parnaíba” que estão produzindo “material independente” estariam encontrando dificuldades para que suas propagandas eleitorais sejam veiculadas durante o horário eleitoral.

Parece até mesmo que Jorge Machado não é um experiente marqueteiro, pois recentemente a coligação “União pela Parnaíba” foi punida com a perda de 6 minutos e 18 segundos por conta de exibirem propaganda do candidato a prefeito José Hamilton no dia em que só era permitida a exibição de propaganda de candidatos a vereador.

Com a palavra o Marqueteiro Jorge Machado...

27 de agosto de 2008

Programa eleitoral de Adalgisa é suspenso pela Justiça Eleitoral




A assessoria jurídica da coligação “União pela Parnaíba” (PTB, PT, PSB, PP, PDT, PCdoB, PTC, PRB) entrou com uma representação contra a coligação “A Cidade é o Povo” (PR, PSL, PSDC, PMDB, PV, PSC) por descumprimento eleitoral, e por determinação da MMª Juíza da 3ª Zona Eleitoral de Parnaíba, Drª Regina Coeli Santos e Freitas, suspendeu o programa eleitoral da candidata Adalgisa Moraes Souza (PMDB) na televisão, 6 minutos e 22 segundos, que seria exibido nesta quarta-feira (27/08), de acordo com o Parágrafo único do Artigo 38, incisos I e II da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral Nº 22.718/08.

Veja o que diz a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral Nº 22.718/08 no Artigo 38, incisos I e II:

Art. 38. Na propaganda eleitoral no horário gratuito, são aplicáveis ao partido político, coligação ou candidato as seguintes vedações(Lei nº 9.504/97, art. 55, caput, c.c. o art. 45, I e II):

I – transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados;

II – usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de alguma forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido político ou coligação, ou produzir ou veicular programa com esse efeito.

Parágrafo único. A inobservância do disposto neste artigo sujeita o partido político ou a coligação à perda de tempo equivalente ao dobro do usado na prática do ilícito, no período do horário gratuito subseqüente, dobrada a cada reincidência, devendo, no mesmo período, exibir-se a informação de que a não-veiculação do programa resulta de infração da Lei Eleitoral (Lei nº 9.504/97, art. 55, p. único).

Matéria: Gilson Brito
Foto: Reprodução TV

Lula só numa próxima campanha

O jornalista Elivaldo Barbosa publicou em seu Blog “Tempo Real” no portal Cidade Verde, que o presidente Lula só vira participar da campanha do petista Nazareno Fonteles em Teresina caso o mesmo atinja pelo menos 30% nas pesquisas até o final da primeira quinzena de setembro.

Pelo andar da carruagem parece que a vinda de Lula vai ficar pra uma próxima campanha, pois o candidato tucano Silvio Mendes que disputa a reeleição na capital piauiense mantém larga vantagem sobre o petista.

Brasileiro de Kitesurf será aberto em Luís Correia




Inscrições para primeira etapa de 2008 começam nesta quinta-feira. Torneio será em setembro.

A organização do Campeonato Brasileiro de Kitesurf abre nesta quinta-feira (28) as inscrições para a primeira etapa de 2008 do torneio nacional, que acontecerá de 18 a 21 de setembro em Luís Correia/PI. Pelo terceiro ano consecutivo, o Piauí sedia uma etapa do nacional, mas pela primeira vez o torneio será aberto no Estado, mais precisamente na Praia do Coqueiro, com cenário e ventos admirados por atletas do mundo todo.

O Brasil Kite Tour terá novidades, incluindo novo patrocinador e transmissão ao vivo das finais pelo canal de TV por assinatura Sportv. A GOL vai dar descontos para atletas inscritos e aumentar o limite de bagagem nas viagens para os mesmos. "Este ano, estamos equilibrando um pouco melhor a distribuição da premiação entre as modalidades, em função do crescimento do Wave e da Regata nos cenários nacional e global", acrescentou Eduardo Magalhães, diretor da Movin', uma das organizadoras do torneio.

“Estamos muito felizes em lançar o Brasil Kite Tour 2008, que se mostrou forte o suficiente para atravessar desafios e se consolidar como um campeonato sério. Hoje o kitesurfe caminha com as próprias pernas”, destacou outro organizador do torneio, Luiz Ernesto Costa Pereira, diretor da ACP Promoções. Além de Luís Correia, o torneio terá etapas no Ceará (a confirmar para outubro) e Rio de Janeiro, em novembro. O prêmio dividido entre os melhores será de R$ 20 mil por etapa.

As inscrições para a primeira etapa poderão ser feitas através do site www.brasilkitetour.com.br.

www.cidadeverde.com

26 de agosto de 2008

Lei da Mordaça do período da "Ditadura Militar" continua viva na cidade de Batalha




Apesar de estarmos em 2008 ainda existem pessoas que tem a mentalidade de estar vivendo no período da “Ditadura Militar”, pois conversamos na tarde desta terça-feira (26/08) com um dos responsáveis pelo “Blog Folha de Batalha” que disse ter ficado surpreso ao saber da possibilidade de seu veículo de comunicação ser fechado, tudo por conta das matérias publicadas que mostram os fatos que acontecem na cidade de Batalha (PI) e as denúncias que tem grande repercussão. Caso o fechamento do Blog Folha de Batalha seja concretizado, as matérias de Batalha passarão a ser publicada no Acesso343.

Leia na íntegra a matéria publicada no Folha de Batalha (http://www.folhadebatalha.com/):

A LEI DA MORDAÇA EM BATALHA

Muita gente que acessa a internet vem tendo a oportunidade de saber sobre os assuntos relacionados com a nossa cidade. Por outro lado, não fiquei nada surpreso quando recebi a informação de que tem gente querendo cercear o blog. Foi cogitado até o fechamento do site. Não adianta, Batalha é assim. Desde que o mundo é mundo, os hipócritas reinam impunes quando se trata de aplicar a democracia.

Não quero aqui enveredar pelo lado político, falo em liberdade de expressão. Eu gostaria muito que todos tivessem o sagrado direito de poder falar o que pensam, mas tá difícil. Independente disso, continuarei lutando contra os reacionários para que sejam pulverizados e recolham suas armas, partindo pro debate livre em que cada indivíduo fala o que pensa e o outro rebate com civilidade.

Os problemas de Batalha nunca foram tão debatidos, as opiniões aqui são respeitadas, publicadas. Quem não tem acesso à rede mundial de computadores, escuta pelo rádio as notícias publicadas no blog. São linguagens diferentes, óbvio, mas o objetivo é um só, discutir problemas nossos, refletir sobre o que queremos e sobre o que realmente temos na nossa cidade.

Aos que acham que o blog exerce pressão sobre os que estão no poder, mais uma vez pergunto: quem, além dos que estão no poder, deve ser cobrado? Eu sou obrigado a acreditar que, se o blog derramasse elogios as autoridades, tudo seria diferente.

Fica aqui registrado o meu repúdio a todos os hipócritas e reacionários de Batalha.

TRE aprova tropas federais para Parnaíba

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) aprovou, por unanimidade, solicitações de tropas federais para as eleições de outubro no Interior piauiense, nos municípios de Campo Maior, Piripiri, Brasileira, Picos e Parnaíba.

O pedido para o município de Bom Princípio foi negado pelo Tribunal, porque foi feito por associações, sindicatos e pelo padre do município, e não pelo juiz da Zona Eleitoral. As solicitações foram motivadas por denúncias de que haveria candidatos se aproveitando da falta de fiscalização e ameaças de compra de votos.

Outros juízes eleitorais fundamentaram o pedido de reforço de tropas federais alegando que o pleito é tenso e o reforço na segurança asseguraria a lisura e a tranqüilidade do pleito nestas cidades. Os pedidos aprovado no TRE-PI seguem agora para apreciação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que pode ratificar ou não o pedido aprovado pela Corte do Piauí.

Matéria: Francisco Brandão

TRE vai decidir o futuro da candidatura de Adalgisa




Candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral por não ter partido, ela aguarda recurso para tentar Prefeitura de Parnaíba.

O Tribunal Regional Eleitoral - TRE - vai decidir nos próximos dias o futuro da candidatura de Adalgisa Moraes Sousa à Prefeitura de Parnaíba, litoral do Piauí, 320 quilômetros ao norte da capital. Depois de ter o registro cassado sob alegação de não ter filiação partidária, a suplente de senadora pelo PMDB aguarda que o recurso entre na pauta para provar que jamais deixou o partido nos últimos 15 anos.

Adalgisa, esposa do senador Mão Santa, teve o registro de candidatura cassado pelo juiz eleitoral Luís José Bastos Galvão, que não aceitou a documentação apresentada como comprovação de sua filiação partidária. Adalgisa diz que é filiada ao PMDB desde 1993, e nesse período apenas mudou de domicílio eleitoral por duas vezes, se candidatando em 2004 em Teresina, e voltando a Parnaíba no dia 1º de outubro de 2007.

De acordo com o advogado Edvar Santos, a defesa já foi apresentada junto ao TRE, e resta apenas marcar a data do julgamento. Edvar confirma que Adalgisa é filiada ao PMDB desde 20 de dezembro de 1993, sendo também membro da executiva estadual do partido e da executiva nacional. Portanto, não haveria como ela não ser filiada.

Edvar classificou a decisão em Parnaíba como uma "aberração". Ele disse que os juízes estão tomando decisões monocráticas nestas eleições, sem ouvir o Ministério Público Eleitoral, que no caso de Adalgisa só teria tomado conhecimento da decisão pela imprensa.

Matéria: Yala Sena e Fábio Lima
www.cidadeverde.com

Mulher tenta suicídio na Ponte Simplício Dias

Uma mulher que se identificou como Cleide Maria Gomes, tentou no início da tarde de hoje (26/08) cometer suicídio ao se jogar da Ponte Simplício Dias, que liga Parnaíba a Ilha Grande de Santa Isabel, mas Cleide acabou sendo segura por populares que chamaram o Corpo de Bombeiro.

Cleide Maria estava visivelmente em estado de embriagues alcoólica, e com a chegada dos bombeiros os mesmo tentaram conduzi-la ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, porém tiveram que pedir reforço da polícia militar, pois estava bastante agitada e depredando o veículo do Corpo de Bombeiros.

Os bombeiro que conduziam Cleide tiveram muita paciência com a mesma, já que ela tentava a todo instante atingi-los com socos e pontapés.

Segundo populares, Cleide Maria Gomes é moradora da localidade Tatus na cidade de Ilha Grande do Piauí.
























Matéria e Fotos: Gilson Brito

25 de agosto de 2008

Secretário de Administração estaciona carro na faixa de pedestre




















O Blog Acesso343 flagrou o carro do Secretário de Administração de Parnaíba, Augusto Rodrigues de Menezes, estacionado na faixa de pedestre na avenida Álvaro Mendes, no centro da cidade. Um Chevrolet Montana, cor preta, placa NHU-9228 Parnaíba-PI.

Esta não é a primeira vez que um secretário da atual administração municipal é flagrado cometendo infração de trânsito, o Secretário de Comunicação Francisco Carvalho teve seu carro fotografado estacionado na contramão na avenida Nossa Senhora de Fátima, e o mesmo acontecendo com Secretário de Transportes e Trânsito Airton Caldas Uchoa, fotografado com o carro estacionando num local exclusivo para veículos de pessoas portadoras de deficiência física, na praça da Graça, no centro da cidade.

Será que as leis de trânsito em Parnaíba só servem para multar “simples mortais”?

Será que o secretariado municipal de Parnaíba pode “pintar e bordar” sem que nenhuma providência seja tomada?

24 de agosto de 2008

Morre filho do vice-governador Wilson Martins

Corpo do estudante de Medicina morto hoje é velado em funerária na avenida João XXIII

O corpo do filho do vice-governador Wilson Martins (PSB), o estudante Wilson Martins Filho, 20 anos, será sepultado às 18h deste domingo (24) no cemitério Jardim da Ressurreição. A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com pelo assessor da vice-governadoria, Luiz Gonzaga Paes Landim, que acompanha o velório na funerária Vida Eterna, avenida João XXIII, zona leste de Teresina.

Wilson Filho, estudante do 4º período de Medicina da faculdade Novafapi, morreu na madrugada deste domingo após seu carro capotar na rodovia estadual que liga Teresina a União. Ele estava com outras duas pessoas que ficaram feridas.

A família aguarda a chegada de Victor Martins, irmão de Wilson que mora no Rio de Janeiro, para realizar o sepultamento do estudante. No velório, não estão sendo feitas filmagens ou fotografias a pedido dos parentes da vítima.

O governador Wellington Dias esteve no final da madrugada acompanhando o velório. Nesta manhã, vários deputados e outras autoridades, como os secretários de Fazenda, Antônio Neto, e do Turismo, Sílvio Leite, prestaram solidariedade ao vice-governador e sua esposa, a deputada estadual Lilian Martins (PSB).

O candidato do PT à Prefeitura de Teresina, Nazareno Fonteles, suspendeu a agenda de campanha. O prefeito Sílvio Mendes (PSDB) já confirmou presença no velório.

Os pais de Wilson Filho estavam participando da campanha polícia em Campo Grande, e ao chegarem em Picos receberam a notícia. O retorno, previsto apenas para segunda-feira, teve de ser antecipado.

Matéria: Yala Sena e Fábio Lima
www.cidadeverde.com

23 de agosto de 2008

Vereadores parnaibanos que votaram famoso requerimento




Estas são as fotos dos seis vereadores parnaibanos que votaram e aprovaram por unanimidade o requerimento Nº 029/2008, que dizia que os vereadores só iriam se reunir durante a campanha eleitoral caso houvesse matéria de interesse do executivo municipal.

Os vereadores foram os seguintes:
- Beto Teles
Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)
- João Unimagem
Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)
- Gerivaldo Benício
Partido da República (PR)
- Gentil Linhares
Partido Democrático Trabalhista (PDT)
- Batista Veras
Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)
- Evalto Linhares
Partido Republicano Brasileiro (PRB)

José Hamilton dá nota sete para a limpeza pública

Nessa sexta-feira (22/08) os candidatos a prefeito de Parnaíba, José Hamilton, Deusimar Brito “Tererê”, Adalgisa Moraes Souza e Charles Pires, exceto Ademar Fernandes, participaram de um debate realizado na paróquia de Nossa Senhora de Fátima na avenida Coronel Lucas.

O candidato a reeleição José Hamilton Furtado Castelo Branco chegou a dar nota sete para a limpeza pública da cidade. A questão maior é que José Hamilton costuma transitar somente pelas principais ruas e avenidas, onde as mesmas estão com uma “melhor aparência”.

Se José Hamilton deu nota sete para as ruas com “melhor aparência”, que nota se daria para as ruas da periferia que se encontram abandonadas pelo poder público?

Se o gestor municipal julga que a limpeza pública não está boa, porque mantêm a empresa contratada durante quase quatro anos?

22 de agosto de 2008

Vereadores fizeram sucesso até mesmo no Portal Terra




Além dos sites nacionais já citados em matérias anteriores, pudemos conferir que o tão falado recesso dos vereadores parnaibanos durante o período eleitoral também virou matéria em um dos maiores portais nacionais, o Terra.

Isso é que é fazer sucesso!!! Daqui a pouco alguns vereadores parnaibanos estarão mais famosos do que os atores de “HOLLYWOOD”, e quem sabe andando com guarda-costas e dando até autógrafos.

21 de agosto de 2008

José Hamilton recebe um não de Nazareno Fonteles





O candidato petista Nazareno Fonteles que disputa à prefeitura de Teresina, disse um não ao convite do correligionário José Hamilton Furtado Castelo Branco (PTB), que concorre à eleição para prefeito da cidade de Parnaíba.

Nazareno não concordou em gravar mensagem que seria veiculada no programa de rádio e tv da campanha de José Hamilton que busca a reeleição em Parnaíba, pois a situação ficaria no mínimo constrangedora, já que Nazareno tem como candidato a vice um peemedebista e na cidade litorânea, Adalgisa Moraes Souza disputa a eleição pelo PMDB.

Vereadores de Parnaíba estão famosos




Os vereadores da cidade de Parnaíba estão verdadeiramente famosos, pois na quarta-feira (20/08), foram mais uma vez notícia nacional, no Jornal Fala Brasil da TV Record, apresentado por Luciana Liviero e Marcos Hummel, que vai ao ar de segunda a sexta às 8h, sábado às 8h30min e domingo 8h.

Toda a “fama” é por conta do requerimento Nº 029/2008 aprovado na Câmara Municipal de Parnaíba, pelos vereadores Beto Teles, Gentil Linhares, Evalto Linhares, João Unimagem, Batista Veras e Gerivaldo Benício.

A autoria do citado requerimento é do presidente da Câmara Municipal, Beto Teles, genro do prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco, na qual dizia que os vereadores só iriam se reunir durante a campanha eleitoral caso houvesse matéria de interesse do executivo municipal, ou seja, abrindo mão de sua prerrogativa, que é de legislar.

Fama dos vereadores continua




Além do Jornal Fala Brasil da Record, ter noticiado a “brilhante” idéia do requerimento que colocava os vereadores de “sobreaviso”, vários sites nacionais também repercutiram as “férias” do legislativo parnaibano durante o período eleitoral. Foram eles:

- Portal de Brasília (Distrito Federal)
- Site do Cláudio Humberto (Maior site político do Brasil)
- Folha de São Paulo (Site do maior jornal de São Paulo)
- Correia Brasiliense (Site do maior jornal do Distrito Federal)

Agenda dos candidatos para sexta-feira dia 22




José Hamilton
DIA 22/08 – SEXTA-FEIRA
CANDIDATO: DR. REINALDO
ÀS 21:00
RUA SÃO TOMÉ, 185
BAIRRO RODOVIÁRIA
RESIDÊNCIA DE D. NEUSA

Adalgisa Moraes Souza
NÃO DIVULGOU AGENDA

Deusimar Brito “Tererê”
DIA 22/08 – SEXTA-FEIRA
TARDE – CAMINHADAS E VISITAS
BAIRRO SÃO JUDAS TADEU

Ademar Fernandes
NÃO DIVULGOU AGENDA

Charles Pires
NÃO DIVULGOU AGENDA

20 de agosto de 2008

Fim do nepotismo causa insônia em políticos de Parnaíba




Na cidade de Parnaíba à decisão do STF pegou muita gente de surpresa, pois a cidade litorânea possui um dos maiores índices de nepotismo na região norte do estado do Piauí, e algumas pessoas já chegaram a dizer que muitos políticos não conseguirão dormir nesses dias.

STF coloca fim no nepotismo no Executivo e Legislativo




Nesta quarta-feira (20/08) o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o nepotismo nos poderes Executivo e Legislativo.

A decisão foi unânime, e estabelece que órgãos públicos diretos e indiretos da União, Estados, Distrito Federal e municípios fiquem proibidos de contratar familiares em até 3º grau de chefes, diretores e servidores dos próprios órgãos.

A medida será oficializada nesta quinta-feira (21/08), quando os ministros votarão o texto de uma súmula vinculante que irá regulamentar a questão.

TV Assembléia será instalada em Parnaíba




A TV Assembléia será instalada na cidade de Parnaíba em aproximadamente vinte dias, foi o que disse o diretor da emissora, Tony Trindade, na manhã desta quarta-feira ao Blog Acesso343.

Tony Trindade completou dizendo que essa será uma forma de aproximar a Assembléia Legislativa do Piauí a cidade litorânea.

Em Parnaíba a TV Assembléia funcionará no canal 50 UHF.

VI Congresso das APAES do Piauí

A Federação das APAEs do Estado do Piauí, realizará no período de 2O a 23 de Agosto, em Picos, o VI Congresso das APAEs do Estado do Piauí, o I Fórum de Educadores em Educação inclusiva e o III Congresso dos Auto-Defensores das Apaes do Piauí , todos reunidos num único evento, congregando cerca de 1.100 participantes.

APAE Parnaíba

Site da PMP é invadido por hackers pela quarta vez




Pela quarta vez em cerca de um ano o site da prefeitura de Parnaíba é invadido por hackers. O primeiro ataque ao www.parnaiba.pi.gov.br foi realizado no dia 22 de dezembro do ano passado e tinha na página inicial a foto do guerrilheiro Ernesto Che Guevara acompanhado dos dizeres "h4ck3d by w4n73d h4ck3d ".

O segundo ataque foi no dia 1º de maio e desta vez a mensagem foi: "Sys7ech -vs- Administrators ..to be continued ! n0w y0ur site looks good ;". O outro aconteceu no último dia 19 de maio quando foi colocado o seguinte código: "OWNED BY SYS7ECH h4x0r3d by Sys7ech".

Agora o ataque que foi efetuado na madrugada desta quarta-feira, dia 20, deixou os seguintes dizeres: "Ooopppsss... H4ck3d by DD3str0y3r... xD..."

Matéria: Francisco Brandão - TV Canal 13

19 de agosto de 2008

Iweltman diz que programa de Adalgisa mostrará o que a imprensa maquiou quatros anos




O tempo reservado para as exposições de prefeito e vice será somente amanhã. Mas sobre a atitude da candidata Adalgisa no vídeo o coordenador Iweltman Mendes já revela: “Não vamos dispensar a possibilidade de colocar pra população fatos da administração que simplesmente pela manipulação que se teve na mídia durante quatro anos a população não teve conhecimento e agora no programa vamos mostrar talvez a face verdadeira que Parnaíba não viu”, ataca.

Matéria: Helder Souza
www.portalcostanorte.com

Candinho volta à campanha eleitoral




Na tarde desta terça-feira (19/09) a confirmação de que o vereador Cândido Inácio, o conhecido Candinho, estará de volta à campanha eleitoral, pegou muita gente de surpresa, pois a notícia de que o mesmo estaria desmotivado para concorrer uma das onze vagas na Câmara Municipal foi dita pelo próprio vereador ao colega Gerivaldo Benicio, dizendo que não tinha mais “tesão política”.

Candinho é um dos vereadores recordistas em faltas Câmara Municipal. As sessões da câmara em Parnaíba acontecem nos quinze primeiros dias de cada mês, no horário das 19h.

Matéria e Foto: Gilson Brito

Autógrafos




Está quase confirmado. Depois de fazer fotos no litoral piauiense, a ex-BBB Gyselle Soares deverá voltar a Teresina em setembro para noite de autógrafos de lançamento da revista Playboy. A festa deve acontecer em hotel do centro da cidade.

Matéria: Péricles Mendel
www.cidadeverde.com

Propaganda Eleitoral


Começa a campanha eleitoral no rádio e na televisão




Teve início nesta terça-feira (19/08) a campanha eleitoral no rádio e na televisão. Hoje se apresentaram somente os candidatos que disputam as 11 vagas na Câmara Municipal de Parnaíba.

Mas os parnaibanos estão esperando ansiosos pela grande “palanque eletrônico” dos cinco candidatos que disputam a prefeitura parnaibana, que será exibido amanhã (20/08).

O único partido que não exibiu propaganda eleitoral na televisão foi o Partido Trabalhista Nacional – PTN, do candidato a prefeito Ademar Fernandes.

A campanha eleitoral no rádio será veiculada as terças, quintas-feiras e sábado no horário de 7h às 7h30min e das 12h às 12h30min, na televisão a propaganda será exibida às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de 13h às 13h30min e das 20h30min às 21h.

Agenda dos candidatos para quarta-feira dia 20




José Hamilton
DIA 20/08 – QUARTA-FEIRACANDIDATO: LAÉRCIO
ÀS 19H
RUA CORONEL PACÍFICO (FINAL DA RUA)
RESIDÊNCIA DO SR. ZEQUINHA
CANDIDATO: CHIQUINHO
ÁS 21H
CRUZAMENTO DA RUA CAIAPÓS COM PRUDENTE DE MORAES
BAIRRO PINDORAMA
PRÓXIMO AO ANTIGO RESTAURANTE PALADAR CASEIRO

Adalgisa Moraes Souza
NÃO DIVULGOU AGENDA

Deusimar Brito “Tererê”
DIA 20/08 – QUARTA-FEIRA
TARDE – CAMINHADAS E VISITASBAIRRO SÃO BENEDITO

Ademar Fernandes
NÃO DIVULGOU AGENDA

Charles Pires
NÃO DIVULGOU AGENDA

Motoqueiros são presos com R$ 13 mil e crack em Parnaíba pela PRF

A prisão foi realizada na BR-343 na noite de ontem. Os detidos foram levados para o DP da área.

Policiais Rodoviários Federais apreenderam na noite de ontem(18), 120 gramas de crack e R$ 13.598,15 no km 33, da BR-343 em Parnaíba (a 318 quilômetros de Teresina), por volta das 22h30.

O dinheiro e a droga estavam em poder de Anderson Freitas Sousa, 23 anos e Aldeci de Sousa Pereira, numa motocicleta CG 125, de placa LWE 7466.

A operação de rotina realizada pela PRF encaminhou os detidos para o 2º Distrito Policial, em Parnaíba.

Matéria: Caroline Oliveira
www.cidadeverde.com

18 de agosto de 2008

Centro Cívico: Imagem do abandono




O Centro Cívico da cidade de Parnaíba, localizada a 318 km da capital, está abandonado pela administração pública municipal, o poste de iluminação reflete a imagem do descaso. Totalmente às escuras, o Centro Cívico tem servido de local para a realização de assaltos.

Matéria e Fotos: Gilson Brito

A campanha na imprensa

Artigo de autoria do Jornalista Jânio Pinheiro de Holanda

A campanha eleitoral começou oficialmente no dia 6 de julho, de acordo com o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral Brasileiro (TSE). A lei eleitoral (nº 9504/97) definiu que são proibidas as propagandas e qualquer outra forma de promoção pessoal dos candidatos ao pleito nos meios de comunicação de massa – televisão, rádio e impressos, dentro do prazo estabelecido. Porém, observamos que a lei nem sempre é seguida à risca.

Recentemente, alguns casos ganharam repercussão ao se chocarem com o entendimento da Justiça. A maioria refere-se a pedido de impugnação de candidatos (os chamados fichas sujas). No Piauí, ao que sabemos, nenhum dos candidatos teve o registro cancelado (salvo engano, raríssimas exceções), pois todos os citados recorreram da decisão em instâncias superiores e continuam no páreo.

Neste sentido, a imprensa piauiense – pelo menos até agora – está noticiando os fatos seguindo a regra imposta pela justiça eleitoral. Pela lei, qualquer veículo de imprensa fica impedido e usar seu espaço em prol de um candidato, se este não conseguir criar fatos de importância que mereçam ser noticiados, como de interesse público. Aqui, vale ressaltar que figuras públicas atuantes podem aparecer.

A informação deve ser passada de forma mais isenta possível. Quando o político aparece, seja qual for o caso, sua imagem acaba sendo reforçada, como no ditado popular: "quem aparece sempre é lembrado". Mas a questão é: será que o leitor, possível eleitor, vai lembrar dos fatos necessários e da índole do candidato na hora da eleição? Cabe aos meios de comunicação tratar deles de forma mais detalhada e parcial possível, dentro dos limites legais e do compromisso com o leitor.

Analisando os principais jornais locais, pode-se observar que as publicações estão mostrando a política de forma descritiva. Isto é, está cumprindo com o papel de informar, sem influenciar diretamente o leitor. Alguns casos chamaram a atenção, porém não foram expressivos a ponto de caracterizar propaganda política. Também não demonstraram irregularidades perante a lei eleitoral, que rege a propaganda política e a própria apresentação ao público dos aspirantes a cargos políticos.

É natural, portanto, o aparecimento de pré-candidatos que ainda ocupam cargos públicos (como o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB) e Nazareno Fonteles, deputado federal pelo PT. No entanto, a referência a pessoas públicas, que sua fama ultrapassa os gabinetes políticos deve ser limitada pelos editores.